Apenas um breve começo
Atualizado: 10 de dez. de 2018

Não é pouco frequente ouvir de pais ou cuidadores comentários como, 'Mas eu não tinha como saber disso' ou 'Não fazia ideia de que isso era normal'. Afinal de contas, criança não vem com manual de instruções!
Dias atrás, fui convidada a assistir as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso de uma turma de primeiro ano de Mestrado. Em determinado momento, uma das apresentadoras falou sobre a falta de informação dos cuidadores e professores acerca do desenvolvimento infantil. A minha primeira reação foi pedir à aluna que começasse, naquele momento, a conscientizar sobre como ocorre esse processo, uma vez, que ela mesma, em sua apresentação, vinha sendo bastante evasiva e superficial em relação a alguns marcos importantes do desenvolvimento infantil.
A verdade é que essa minha reação ecoou por muitos dias em minha mente. Uma voz sussurrava de madrugada... 'por que você não faz isso, agora, nesse momento?'
Pois bem, aqui estamos!
Bate Papo no Jardim da Infância nasce aqui, agora, nesse momento, como mais uma tentativa (existe um número significativo de blogs e sites destinados ao desenvolvimento das crianças) de responder às inúmeras perguntas que martelam na cabeça de pais, cuidadores, professores e, porque não, curiosos sobre o desenvolvimento infantil.
Sempre mantendo uma linguagem simples, do nosso dia-a-dia, tratarei de alguns temas pertinentes e intrigantes, seguindo os passinhos das crianças típicas e daquelas que, por algum motivo, pegaram caminhos diferentes nesse percurso em direção à fala, à aprendizagem das habilidades escolares e à vida adulta.
Ao longo da minha vida, muitas pessoas fantásticas e capacitadas passaram (e ainda passam) pelo meu jardim, deixando-o cada dia mais florido, agregando conhecimentos e me apresentando novas possibilidades. De tempos em tempos, essas flores serão minhas convidadas e, com certeza, deixarão nosso Bate Papo ainda mais interessante e esclarecedor.
Sejam todos mais que bem-vindos!
